Gravatas
Existem certas tarefas que alguns homens sentem-se pouco confortáveis: uma delas é dar nó em gravata. Além de dar nó você sabe como combinar a sua gravata? Calma que para tudo na vida tem solução! Acessório usado há mais ou menos 200 anos, as gravatas podem sinalizar sua personalidade. Então, se você ainda usa aquela mesma gravata desde de mil novecentos e bolinha, repense seus conceitos. Mude a cor, a estampa; enfim, troque a gravata! Pois lembre-se que a roupa expressa seu estado de espírito. Respondemos aqui as principais dúvidas no uso deste acessório.
Onde termina a gravata?
Ela deve sempre cobrir a fivela do seu cinto ou terminar com a ponta encima dele,e parar por aí, independente da altura da pessoa. Eaquesa modelos com desenhos de personagens , você esta bem grandinho para andar com o pernalonga pindurado no pescoso, use modelos texturizados, lisos, com listras
diagonais e com padrões geométricos discretos. Se você é um publicitário modernoso, pode usar um modelinho mais ousado, mas seja criativo nas cores. As chances de passar vergonha são menores!! Gravata pode ser de qualquer tecido? Antes de escolher cor, largura e estampa verifique na etiqueta qual a composição do produto. Deve ser 100% lã ou 100% seda. Ser composta com mais algum outro fio é possível, mas não são as melhores. Existem manchas que podem comprometer a gravata definitivamente? Manchas de gordura, cremes e molhos levam a gravata diretamente para o lixo. Tome muito cuidado! Deixar a gravata guardada com o nó feito pode facilitar a vida? Se dar nó em gravatas não é a sua especialidade, entendemos; mas não faça o nó hoje para usar a gravata amanhã com a intenção de evitar transtornos. Seus problemas só aumentarão, pois teráque desfazer o nó para passar a gravata e fazê-lo novamente. Como passar gravatas? Se isso for necessário regule o ferro elétrico de acordo com o tecido da gravata. Coloque um papel ou cartolina por dentro da gravata para que ela fique bem esticada e as costuras não fiquem marcadas. Estire a gravata sobre a tábua de passar roupas e passe o ferro num único sentido.
Todo Homen que se prese deve saber dar nó de gravata, esse negocio de gravata de ziper demontra um total despreparo, com a aparencia, se você não sabe dar nó de gravata não se preocupe, abaixo segue um passo a passo para você não pagar mico, aprenda pelo menos o nó convencional, ele é o mais utilisado
Convencional
É o mais prático de todos. Vai bem com todos os tipos de colarinhos, principlamente se a gravata for mais grossa.
Windsor
Esse nó, em forma de triângulo, exige várias voltas da gravata por isso é mais volumoso e ideal para gravatas colarinhos mais abertos como o italiano.
Semi-Windsor
Também é um nó volumoso, ideal para gravatas mais leves. Parecido com o Windsor
Borboleta
Não é um nó muito utilizado no Brasil mas se você quiser se lançar na moda dos nós borboleta, segue o passo-a-passo de como fazê-lo.
1 - TECIDO ::
Melhor ter pouquíssimas gravatas que sejam 100% de seda italiana do que uma enorme coleção daquelas sintéticas, made in China. As primeiras são agradáveis ao toque, duram muuuito mais e o caimento é infinitamente melhor. Não acredita? Oras, então pegue uma de cada e tire a prova dos nove testando-as com as variações de nó que estão nas páginas 26 e 27.
2 - LARGURA ::
Não foram apenas o seu terno e sua camisa que enxugaram medidas. Para acompanhar a onda do slim fit (tudo mais justinho), as gravatas das marcas mais badaladas do planeta agora aparecem mais fininhas, entre 5 e 7 cm, sob medida para quem quer renovar o visual. Elas ficam ótimas com nó duplo ou simples e, cada vez mais, dividem as ruas com a gravata normal, de 8 a 9 cm, que vai bem em qualquer ocasião. E o que fazer com as mais largas, com 10 ou 11 cm? Bom, aí é com você. Se serve de incentivo, para muitos ela ainda é a mais classuda de todas.
3 - COMPRIMENTO ::
Porque será que alguns caras (espero, é claro, que não seja o seu caso) ainda insistem em experimentalismos? A regra é simples: a gravata deve terminar no meio da fivela do cinto. Nem mais, nem menos e ponto final.
4 - DIMPLE ::
Todos os seus nós têm covinha, mas você não tinha ligado o nome ao fato? Fique tranqüilo, pois a maioria dos seus amigos também não faz a menor idéia de que dimple é o nome daquela cavidade que fica logo abaixo do nó, criando uma leve covinha no tecido. Você o faz com a ajuda dos dedos, na hora de finalizar o nó, sacou? Quanto maior a prática e a habilidade em fazer nós, mais centralizado e suave o dimple fica.
5 - PRENDEDOR ::
Está em desuso por aqui, mas nos Estados Unidos ele aparece em quase todas as capas de revistas com celebridades. Como usar? Prenda junto com a camisa a uns 20 cm acima da ponta da gravata.
Opções Cores, modelos e padrões
1 - PRETA ::
Para fazer os looks moderninhos das revistas de moda, ela é indispensável. Tornou-se um ícone com Sean Connery em 007.
2 - AZUL-CLARA ::
A melhor pedida para os ternos claros (cinza e bege) de verão. Também fica linda com camisa branca e terno marinho.
3 - MARINHO ::
Já ouviu que marinho é o novo preto? Pois é a mais pura verdade. Arremate logo uma, antes que todo mundo leia isso.
4-PRATA::
Para a galera do altar: noivos, pais e conforme o gosto do freguês, até para os padrinhos. A idéia é usar uma vez na vida. Ou duas...
5 - BRANCA ::
Já teve função política: no século 19, era usada pelos tradicionalistas europeus. Hoje figura nas passarelas e entre noivos desavisados.
6 - BORBOLETA ::
Só mesmo quem tem muuuita personalidade e está acima dos modismos consegue usar. O Jô Soares é um bom xemplo.
7 - PLASTRON ::
Parece um guardanapão amassado e costumam sugerir para que você use com o fraque. Escape. A gravata prata é muito melhor!
8 - REGIMENTAL ::
A mais usada na última década, é cria inglesa: o tipo de listra indicava a que regimento militar ou escola o cara pertencia.
9 - OLD SCHOOL ::Com listras e brasões, fazia parte do uniforme das tradicionais escolas inglesas e americanas. Anda em alta entre os fashionistas.
10 - CASHMERE ::
Conhecida como paisley, ela agrada aos mais conservadores. Para o resto da galera, nem precisa dizer que está fora de moda, né?
11 - MICRODESENHO ::
A moda vai, vem... Como só deu listras nosúltimos anos, são muitas as apostas de que o microdesenho volte em breve. Fique de olho.
12 - PETIT-POINTS ::
É a de bolinha ou poá (do francês pois) e está com tudo entre os bambambãs domercado financeiro. É clássica e alto-astral.